Não
existem receitas prontas para se trabalhar com crianças com síndrome de Rett,
pois todas as pessoas são diferentes, mesmo dentro da igualdade.
Entretanto
apresentamos algumas estratégias que auxiliarão o trabalho pedagógico.
CARACTERISTICAS
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INTERVENÇÃO
PEDAGÓGICA
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Alteração e mudança na rotina causam
ansiedade e insegurança.
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Elaborar rotinas consistentes e preparar
previamente o aluno para qualquer eventual mudança inesperada.
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Dificuldades na interação social e no
desenvolvimento de amizades também podem ser superprotegidas por pessoas
próximas.
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Incentivar interações bidirecionais, ter um
amigo na turma, para ser como apoio dentro e fora da sala.
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Interesse restrito e fixação por
determinada área do conhecimento ou não.
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Usar seus interesses para ampliar seu
repertório.
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Quando fala comenta de seus interesses e
fixações com frequência.
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Limitar o tempo para falar sobre os seus
interesses específicos e utilizar de reforços positivos para ampliar as
atitudes desejadas.
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Pouca concentração.
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Um bom planejamento de atividades auxilia
muito, bem como a utilização de sinais não verbais, como um toque, etc.
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Dificuldade de compreensão e abstração.
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Utilizar imagens como apoio para
explicações adicionais.
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Nas
atividades de educação física em “todo” paciente com Síndrome de RettInter deve-se
trabalhar primeiramente a extensão de cabeça e de tronco, para depois, então a
criança seja estimulada a começar a rolar, arrastar, sentar... não podemos querer
que ela engatinhe, sem que ela consiga fazer extensão cervical e devem seguir as etapas de
evolução, de maturação da criança.
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