quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Efeitos das Dificuldades de Aprendizagem da Matemática




Os efeitos das dificuldades de aprendizagem da matemática geralmente são diversos e vão além da área acadêmica especifica, afetando áreas como a atenção,a impulsividade,a perseverança,a linguagem, a leitura e a escrita.

Área de dificuldade: Atenção seletiva

Amostra de condutas

Parece não conseguí-lo.

Distraí-se com estímulos irrelevantes.

Conexões e desconexões.

Fadiga-se facilmente quando tenta concentrar-se.
Área de dificuldade: Impulsividade

Amostra de Condutas

Buscas curtas.

Trabalha rápido demais e por isso, comete erros por descuidos.

Não usa estratégias de planejamento.

Frusta-se facilmente.

Ainda que se conceitualize bem, é impaciente com detalhes.

Cálculos imprecisos.

Desatenção ou omissão de símbolos.
Área de dificuldade: Perseveração

Amostra de condutas

Tem dificuldade em mudar de uma operação ou um passo para outro.
Área de dificuldade: Inconsistência

Amostra de condutas

Resolve os problemas em um dia, mas no outro não.

É capaz de grande esforço, quando motivado.
Área de dificuldade: Automatização

Amostra de conduta

Não examina o trabalho.

Não pode indicar as áreas de dificuldade.

Não revisa previamente as provas.
Área de dificuldade: Linguagem/Leitura

Amostra de conduta

Tem dificuldades na aquisição do vocabulário matemático. Confunde dividido por/dividido entre; centena/centésimos; MMC/MDC; 4 menos X/ 4 menos X; antes/depois; mais/menos.
A linguagem oral ou escrita se processa lentamente.
Não pode nomear ou descrever tópicos.
Tem dificuldade em decodificar símbolos matemáticos.
Área de dificuldade: Organização espacial

Amostra de conduta

Tem dificuldade na organização do trabalho ba página.

Não sabe sobre qual parte do problema centrar-se.

Tem dificuldades representando pontos.

Perde as coisas.

Tem dificuldades para organizar o caderno de anotações.

Tem pouco sentido de orientação.
Área de diculdade: Habilidades grafomotoras

Área de condutas

Formas pobres do números, das letras e dos ângulos.

Alinhamento dos números inapropriados.

Copia incorretamente.

Necessita de mais tempo para complentar um trabalho.

Não pode escutar enquanto escreve.

Trabalha mais corretamente no quadro-negro do que no papel.

Escreve letra de forma em vez de letra cursiva.

Produz trabalhos sujos, com rasura, em vez de apagar.

Tem ineficaz domínio do lápis.

Escreve com os olhos muito próximos ao papel.
Área de dificuldade: Memória

Amostra de condutas

Não memoriza a tabuada de multiplicar.

Apresenta ansiedade frente a testes.

Ausência do uso de estratégias para o armazenamento de informações.

Pode recordar apenas um ou dois passos de cada vez.

Parte números ou letras.

Inverte seqüência de números ou letras.

Tem dificuldade para recordar seqüências de algorítmos, estações e meses, etc.
Área de difilculdade: Orientação no tempo

Amostra de condutas

Tem dificuldades em trabalhar com as hora.

Esquece ordem das aulas.

Chega muito cedo ou muito tarde à aula.

Tem dificuldades em ler o relógio analógico.
Área de dificuldade: Auto-estima

Amostra de condutas

Acredita que nem o maior esforço irá levá-lo ao êxito.

Nega a dificuldade.

É muito sensível a críticas.

Opõe-se ou rechaça ajuda.
Área de dificuldade:Habilidades sociais

Amostra de condutas

Não capta os códigos sociais.

É amplamente dependente.

Não adapta a conversação de acordo com a situação ou com audiência.

Texto extraído do livro: Manual de Dificuldades de Aprendizagem - Jesus Nicasio Garcia - Ed. Artmed. pg: 224 e 225.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...