domingo, 17 de junho de 2012

PROCESSOS MENTAIS E A APRENDIZAGEM (2)




SISTEMA DE PROCESSAMENTO DE CONTEÚDO




Tudo o que é percebido é levado ao cérebro. Lá dentro, dependendo do tipo  de informação, é encaminhada a um dos hemisférios. As informações não-verbais, ou seja, as que não exigem palavras, vão para o hemisfério direito. As informações verbais, ou seja, as que necessitam de palavras, vão para o hemisfério esquerdo.

São informações não-verbais as experiências e vivências, as atividades da vida diária, as imagens, sons, gestos, expressões faciais e mímico-gestuais, além de todas as sensações, sentimentos e emoções dos sujeitos diante de tudo que existe no ambiente. São informações verbais os sons da fala, o raciocínio verbal, o vocabulário, os cálculos, a leitura e a escrita.

Assim, cada hemisfério desempenha as funções que lhes cabe, que é a de processar a informação, ou seja, de distinguir, identificar, analisar, planificar uma resposta , sintetizar e guardar na memória específica de cada cada coisa e de cada hemisfério.

O hemisfério direito ainda associa tudo às sensações, sentimentos e emoções que surgiram no momento da percepção dos estímulos e  guardando-os na memória para voltarem à tona, cada vez que uma associação é solicitada. Exemplificando: todas as vezes que o inverno se aproxima, sinto o cheiro de flanela nova. Isto  porque, quando era criança, minha mãe costurava pijamas de flanela para meus irmãos e para mim. Eles eram macios e quentinhos. Este é um sentimento bom. Mas, uma informação pode estar ligada a sentimentos de dor, de medo, de tristeza, de frustração, etc.

Ao mesmo tempo em que cada hemisfério realiza sua tarefa de forma independente, eles também se comunicam entre si. No caso de minhas lembranças, falar, escrever ou ler algo sobre o inverno, faz com que o meu hemisfério esquerdo se comunique com o meu hemisfério direito e troque informações. É através dessa troca que sinto o cheiro da flanela nova, e que visualizo minha mãe sentada na máquina de costura, fazendo um pijama azul-claro com estampa de patinhos amarelos. Nesse caso, a informação “inverno” do hemisfério esquerdo se associou às informações do hemisfério direito “cheiro”, visão da mãe”, “a cor do meu pijama” e os detalhes dele “patinhos amarelos”. A sensação que tenho dessas lembranças são as de carinho e atenção da mãe para com os filhos. Portanto, uma associação positiva.

Com as crianças, principalmente em época de alfabetização, todo cuidado é pouco. Uma palavra, um gesto, uma expressão facial pode impregnar a criança de sensações negativas e criar bloqueios em torno do conhecimento, gerando as dificuldades de aprendizagens e o fracasso escolar.

Fonte:

Fonseca, Vitor da. Introdução às Dificuldades de Aprendizagem: Porto Alegre, RS, Artes Médicas, 1995

2 comentários:

  1. Boa tarde,

    Gostaríamos de lhe fazer uma proposta de parceria, caso tenha interesse em conhecê-la pedimos a gentileza de que entre em contato conosco pelo e-mail divulgacao@jurua.com.br e informe o endereço de seu blog/site para lhe encaminharmos a proposta correta.

    Atenciosamente,
    Alex Chagas
    Juruá Editora

    ResponderExcluir
  2. Realmente toda criança merece um cuidado especial, por que somos nós educadores em parceria com os próprios pais dos mesmos é que conseguiremos ensinar-lhes o caminho certo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...