sábado, 28 de janeiro de 2012

Três motivos para o professor conhecer profundamente legislação

Lembre-se, você precisa ver por ela!
Em tempos de enorme cobrança social pela qualidade da educação oferecida nas escolas brasileiras (não apenas públicas) é muito comum o professor ser coagido a agir de uma forma específica ou ter seus direitos desrespeitados, de diferentes formas. Veja a lei do piso salarial nacional para docentes, por exemplo, que ainda não é cumprida em todo o país e imagine quantas outras leis deixam de ser cumpridas todos os dias, privando o professor de seus direitos.
Agora faça um exercício e imagine quantas leis são desrespeitadas pelo professor todos os dias, por simples desconhecimento. E quando tudo vai parar na justiça, a corda arrebenta para o lado mais fraco, geralmente o do professor, não é mesmo? Aquele monte de acordos que todo mundo faz e que parece ser algo normal, mas que é ilegal. Tantas situações que poderiam ser evitadas com o conhecimento profundo de legislação.

Tenho certeza que você conhece algum caso em que um profissional de educação foi prejudicado pelo desconhecimento da legislação. Eu conheço vários, alguns que culminaram em demissão e até prisão.
Conhecimento é poder e a educação brasileira precisa de professores cada dia mais poderosos. Para que sejamos cada vez melhores, vou relacionar três motivos principais para o professor fazer um curso de direito (não precisa se graduar em direito, apenas se aprofundar no tema, ok?)
  • Deficiência dos cursos de formação: a educação é o pilar fundamental de uma nação, que é regida por diversas leis. Nossos cursos de formação inicial abordam superficialmente as mais importantes, o que faz com que saiamos da universidade sem conhecer as leis que regem nossa profissão ou nosso país em profundidade. Em serviço, os cursos sobre legislação estão restritos aos especialistas, deixando os docentes em desvantagens na negociação das condições de seu trabalho. Os professores precisam buscar por fora essa formação, caso queiram ter plenos poderes sobre sua profissão e consequentemente seu fazer pedagógico.
  • Necessidade de orientar futuros cidadão: A cada dia que passa as pessoas estão mais focadas e antenadas com seus direitos e suas obrigações. O educador precisa estar preparado para se defender, orientar seus alunos e saber exatamente como pode ou não agir em cada situação. É importante saber não apenas superficialmente de leis, mas entendê-las em profundidade para orientar seus alunos com relação a elas, sem demagogia e amparados por conhecimentos profundos não pelo senso comum.
  • Dever de exercer plenamente sua cidadania: os professores pagam impostos, têm direitos trabalhistas, vantagens inerentes à profissão e muitas vezes não fazem ideia de como exercer plenamente esses direitos/deveres. Quantos produtos exclusivos para docentes, isenções, direitos específicos que são ignorados pelos docentes? Alimentar seu conhecimento sobre legislação fara com que até se valorize mais como profissional.
Você pode estar se perguntando, “mas com tantos cursos que tenho de fazer para minha prática melhorar, para ter aumento de salário, para ter pontos na escolha da sala, ainda devo fazer um curso que não tem nada a ver com isso?” Acredito que estudar legislação, fazer um bom curso de direito é um investimento em você mesmo, como pessoa, depois como profissional.
E você caro leitor, que pensa a respeito? Qual seu conhecimento sobre o assunto? Compartilhe comigo, e com os amigos leitores, suas ideias nos comentários.
Este é um Publieditorial patrocinado por Educa Edu Brasil. Esse é meu compromisso de transparência com você!
Este artigo foi escrito por Rosana Rogeri em 25 de janeiro de 2012 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...